Procedimentos

DERMATITE DE CONTATO

A dermatite por contato é uma inflamação causada pelo contato com uma substância em particular; a inflamação se dá numa área específica que normalmente está bem delimitada. As substâncias desencadeadoras podem causar a inflamação da pele por um ou dois mecanismos: irritação ou reação alérgica.

Alguns sabonetes, os detergentes e certos metais podem irritar a pele quando em contato frequente. A utilização de um sabonete que contenha detergentes suaves, substâncias hidratantes e pH neutro, capaz de limpar a pele sem agredir sua barreira natural é de suma importância para todas aquelas pessoas que sofrem este tipo de doença cutânea.

Os irritantes fortes, como os ácidos ou solventes orgânicos podem causar mudanças na pele em questão de poucos minutos. Nestes casos devem ser utilizados produtos que ajudem a restabelecer a umidade e hidratação que a pele afetada necessita.

Numa reação alérgica, a primeira exposição pode produzir dermatite em um lapso de 4 a 24 horas. Por exemplo, é muito comum que você sempre use os mesmos brincos durante muito tempo sem problemas e repentinamente aparece irritação, uma reação alérgica com coceira. Isto é uma dermatite alérgica.

Existe uma considerável porcentagem de mulheres que são alérgicas às joias. Também há muitas pessoas que são alérgicas sem saber quais são as substâncias que causam a doença.

Outro caso de dermatite é aquele que ocorre quando uma pessoa toca determinadas substâncias e depois expõe sua pele aos raios solares. Neste caso se chama dermatite por contato fotoalérgica. Entre estas substâncias se encontram alguns filtros solares, algumas loções pós-barba, certos perfumes, antibióticos etc.